A menina que roubava Livros- Markus Zusak

http://www.cabidecolorido.com.br/a-estreia-de-a-menina-que-roubava-livros/

www.cabidecolorido.com.br/a-estreia-de-a-menina-que-roubava-livros/

EIS UM PEQUENO FATO

Você vai morrer

E assim começa A menina que roubava Livros. 

Este livro, recentemente adaptado para o cinema, conta a história de Liesel Meminger, uma garotinha que logo cedo perde o irmão, e é deixada pela mãe em um lar adotivo. Lá ela vai fazer amigos, conhecer um judeu, ajudar um judeu, e mais uma vez perder todos que ama,  mas vamos começar pelo principio.

2014-12-17 02.55.33

Nossa história é narrada pela morte, sim isso mesmo, a morte que conta a vida de Liesel. Digamos que a morte acaba se afeiçoando a menina, assim começa o livro. A mãe de Liesel, esta levando a menina e seu irmão para  o lar adotivo, porém seu irmão morre no caminho. Em seu enterro que a menina rouba seu primeiro livro, “O manual do Coveiro” que o coveiro deixou cair.

tumblr_l73mlpq4uw1qbsidzo1_500

Um fato curioso, é que a narradora, mesmo sendo a morte é surpreendentemente simpática, e em todas as cenas que presencia ela associa a uma cor, tenho para mim que é a forma com que ela percebe os sentimentos que estão ao redor dela… 

Imagem 2

Bem, Liesel é levada para uma cidade chamada Molching, sua casa fica na rua Himmel, que equivale a Céu. Lá ela conhece Hans e Rosa Hubermann seus novos pais. O fato é que ela não entende por que esta se separando da mãe, a única ligação que tem com a família é o livro do coveiro, ela o guarda mesmo não sabendo ler ainda. 

Os pais a criam como se fossem deles, eles realmente se afeiçoam a menina, Hans começa a alfabetizar a menina, e assim aos pucos ela vai se apaixonando pela leitura. o que incentiva mais roubos de livros.

Liesel faz amizade com Rudy, um garoto que sonha ser um corredor famoso, e durante o livro todo tenta beijar Liesel.

No decorrer da história Liesel rouba mais livros, incluindo da biblioteca da mulher do prefeito. Ela também vai conhecer Max, um judeu que é escondido por Hans e Rosa, ele escreve um livro para Liesel, onde conta sua história, assim os dois se tornam grandes amigos, e se reencontram no final da história, no fim da guerra.

2014-12-17 03.53.59 2014-12-17 03.54.13 2014-12-17 03.53.38 2014-12-17 03.54.33

Chega, antes que eu de spoiler demais, bem esse livro me marcou muito, não é um livro feliz ou alegre, se é isso que você esta esperando vai se decepcionar, sim chorei muito, não só no final. É um livro cruel, que mostra que mesmo em um ambiente de guerra e extremamente pobre, se pode encontrar a felicidade, mostra também o quão fácil é perde-la. O universo do livro gira em torno da guerra e do horror que Hitler e boa parte dos alemães criaram, mostrando que não apenas os judeus sofreram com isso (claro que eles sofreram muito mais) mas o povo que era contra também foi afetado.

tumblr_mlznbvnZZJ1r7h2leo1_500

Bem livro recomendadíssimo, espero que leiam e que gostem tanto quanto eu!

 a menina

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s